Caxias Notícias Online

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CRIANÇAS APRENDEM A PRESERVAR A NATUREZA NA FAVELA DA MANGUEIRINHA EM CAXIAS


Um grupo de 40 crianças teve uma manhã de educação ambiental na base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueirinha, em Duque de Caxias, nesta sexta-feira, 26 de setembro. Elas assistiram a uma oficina de reciclagem de garrafas pet e fizeram o plantio de 110 mudas de árvores em uma área de preservação devastada no topo do morro.

​A iniciativa é voltada para a conscientização ambiental de crianças como as da Escola Municipal Hermínia Caldas da Silva, situada na região atendida pela UPP. O evento também fecha as atividades do Dia da Árvore, comemorado no último domingo.
A primeira muda foi plantada por Gabrielly Alves, 10 anos, Andressa Silva de Morais, 11 anos, e Fabiano Silva de Sousa, 10 anos. "Minha avó sempre me chama para plantar na casa dela, porque minha mãe é boa e a árvore cresce rápido. Então acho que essa vai ficar grandona", brincou Gabrielly.
Essas crianças mantém relacionamento estreito com a UPP Mangueirinha. Elas já passaram pelas aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ministradas pela soldado Tatiana Marques, que também organizou o evento ambiental. "A gente percebe que as crianças mudaram de comportamento com o tempo e isso faz nosso esforço valer a pena. Elas estão no quinto ano e em breve sairão desta escola, mas com certeza levarão lições para toda a vida", disse.

Além do plantio, as crianças fizeram uma oficina de reciclagem na qual montaram um cata-treco com garrafas pet. A professora de artesanato Valeria Cristina explicou que o objetivo não é só ensinar arte, mas estimular a criatividade e a auto-confiança. "Eles veem que podem aproveitar os recursos que têm no ambiente onde vivem". As crianças ainda tiveram a oportunidade de ver e tocar em uma serpente, manejada pelo biólogo Rodrigo Salles.
Comandante da UPP Mangueirinha, o capitão Bruno Leite ressaltou que o trabalho na área da conscientização de crianças ajuda na aproximação com a comunidade. "Trouxemos os alunos de uma escola para terem uma atividade recreativa e educativa ao mesmo tempo. E ainda aproveitamos para arborizar uma área que carece de plantas e sofre com o forte calor", afirmou.

CEL REFORMADO DO EXERCITO É PRESO EM CAXIAS COM 350 QUILOS DE MACONHA NO CARRO



Um coronel reformado do Exército e a mulher dele foram presos pela Polícia Federal com 351 quilos de maconha. Ricardo Couto Luiz, 56 anos, e Marinete Ribeiro Alves Mendes, 49 anos, estavam passando próximo ao pedágio da Rodovia Rio – Petrópolis (BR-040), na altura de Xerém, Duque de Caxias, quando foram abordados pelos policiais, na sexta-feira, às 23h30.

A droga teria sido trazida do Paraguai, e a suspeita é de que ela seria distribuída para traficantes de favelas do Rio e também de Niterói.

De acordo com a Polícia Federal, a maconha estava escondida em um fundo falso, dentro do veículo do casal, um furgão. A droga estava embrulhada em vários pequenos pacotes. O oficial da reserva e a mulher dele vão responder por tráfico de drogas. A pena por este crime varia de cinco a 15 anos de prisão.


O militar contou aos policiais que mora na Barra da Tijuca. Já sua mulher afirmou que reside em Jacarepaguá. O casal não resistiu à prisão. Uma das estratégias usadas pelo coronel, para intimidar possíveis abordagens policiais em blitze, era deixar pendurada num cabide, na parte de trás do veículo, a camisa do uniforme de passeio do Exército. 

Com o oficial, além da droga, foi encontrado também uma pistola calibre 380, sem registro. Por isso, ele foi autuado ainda por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ricardo é coronel intendente e foi promovido por antiguidade em dezembro de 1993.


A operação da Polícia Federal contou com o auxílio de um cão farejador. O coronel foi levado para o Comando Militar do Leste (CML). O órgão militar, por nota, informou que o coronel reformado será encaminhado para uma unidade prisional subordinada ao CML, onde permanecerá à disposição da Justiça comum. Já a mulher do oficial foi encaminhada para o Presídio Nelson Hungria, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ESTADO CRIA CINTURÃO DE SEGURANÇA COM REFORÇO NO POLICIAMENTO EM DUQUE DE CAXIAS

Em meio a crescente onda de violência que vive algumas cidades como Duque de Caxias, São Gonçalo e Nova Iguaçu, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu na última semana reforçar o policiamento nestas áreas.

Somente o 15ºBPM, (Duque de Caxias) deverá receber nesta quinta feira (18 Set), cerca de 200 novos Policiais Militares recém formados da Centro de Formação de Praças da Pmerj. 

O aumento provisório no efetivo no 15ºBPM, assim como o 20ºBPM e 7ºBPM, responsáveis pelo policiamento de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo especificamente, somente foi possível graças ao acordo assinado esta semana com o Governo Federal e o Estado do Rio de Janeiro, que resolveram dilatar o prazo de entrega do território tomado pelas Forças Armadas do domínio dos traficantes recentemente  no Complexo da Maré no Rio.


                        Confira os números da violência na cidade de Caxias - período 2014

Em especial, a cidade de Duque de Caxias vinha sofrendo recentemente com a oscilação de determinados índices de violência no município.  A população espera que com o reforço no policiamento na cidade, esses números possam de uma vez por todas chegar a um patamar tolerável aos cidadãos do município de Caxias. 

Confira o gráfico da violência na cidade de Caxias - período 2014

AGOSTO DE 2013 X AGOSTO DE 2014 - VEJA OS NÚMEROS DA SEGURANÇA PÚBLICA EM CAIXAS

QUADRO COMPARATIVO DE AGOSTO DE 2013 X AGOSTO DE 2014 DO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS.  


Veja você mesmo..:



Os índices são baseados nos dados do ISP - Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro
.  
Fonte: http://www.isp.rj.gov.br/

sábado, 13 de setembro de 2014

DILMA ASSINA ACORDO DE PERMANÊNCIA DO EXÉRCITO NA MARÉ E CAXIAS DEVE RECEBER REFORÇO NO POLICIAMENTO


Conforme alguns meios de comunicações haviam adiantado no início da semana, foi assinado ontem  (12 Ago) no Rio de Janeiro, acordo de permanência das Forças Federais que atuam desde o início do ano no Complexo da Maré.  Este acordo possibilitará o remanejamento de centenas de novos Policiais Militares recém formados que atuarão em áreas onde os índices de criminalidade teimam em crescer.  Um destes locais é o município de Duque de Caxias, que vem, mês a mês demostrando um acréscimo nesses números.  

Esperemos agora que se coloque em prática o mais rápido possível as promessas de reforços no policiamento nas ruas da cidade de Caxias.. Os moradores agradecem. 





Presidente Dilma durante a assinatura do acordo


A

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

HOMEM OBRIGA MENINA DE 12 ANOS A ENTRAR NO CARRO EM CAXIAS E COMETE ESTUPRO



Fonte
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/homem-obriga-menina-de-12-anos-a-entrar-em-carro-no-rio-e-comete-estupro-veja-video-10092014





Uma menina de 12 anos teria sido perseguida, obrigada a entrar em um carro e abusada na rua da própria casa no Parque do Carmo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Imagens das câmeras de segurança mostram uma caminhonete de cor prata seguindo a vítima. 
A menina teria sido abordada pelo motorista do carro, que se disse armado e obrigou que ela entrasse no veículo. Segundo a mãe da menina, o homem teria abusado sexualmente da criança dentro da caminhonete.
— Ele passou a mão no corpo dela, beijou e falou para tirar a roupa. Depois, tocou as partes íntimas e obrigou a fazer sexo oral nele.
O suspeito teria liberado a criança vinte minutos após o rapto, em um local próximo a casa de uma amiga dela.
— Ela chegou [em casa] muito nervosa, chorando muito. Não sabia explicar o que tinha acontecido. A mãe da amiga falou que ela tinha sido violentada.
A Deam (Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher) de Duque de Caxias investiga o caso. A delegada Cristiana Bento desconfia que o suspeito tenha feito outras vítimas. 
— Se tiver outra vitima deste homem,  que usa este veiculo, compareça à delegacia para informar, fazer registro e dar mais dados. Isso vai nos ajudar a chegar ao meliante.
A polícia pretende identificar o suspeito pelas imagens feitas da caminhonete. Se preso, ele responderá por ameaça e estupro de vulnerável.














terça-feira, 9 de setembro de 2014

DUQUE DE CAXIAS PODE TER O REFORÇO DE MAIS 600 POLICIAIS MILITARES



Cerca de 600 Policiais Militares recém formados que já seriam remanejados para a UPP da Maré assim que saíssem do Centro de Formação de Praças da PMERJ (CFAP), deverão reforçar o efetivo do 15ºBPM de Duque de Caxias, segundo a Secretaria de Segurança.. 

Isso, se ficarem acertados com o Governo Federal, da permanência de mais alguns meses das Forças Armadas no Complexos de favelas da Maré.  Foi o que divulgou esta semana fontes da Secretaria de Segurança, que já estaria em negociação com Brasília sobre a permanência dos Militares da Maré, ao menos, até dezembro.  

Tendo atualmente 1.482 habitantes por cada Policial Militar, com o reforço dos 600 recém formados, Caxias passaria a ter a proporção de 1.108 moradores por Policial no município.


Confira a matéria completa do jornal Extra sobre o assunto:


Caso dê certo a intenção de prorrogar a ocupação militar na Maré e o reforço de fato seja definitivo, o policiamento nas três cidades tende a melhorar — pelo menos na proporção entre policial e habitantes.
Com 1.108 moradores por PM, o 15º BPM passaria a ser o 17º batalhão com a melhor relação habitante por policial. Atualmente, são 1.482 habitantes por policial.

De 19ª posição, o 7º BPM (São Gonçalo) passará a ser a 16º unidade com a melhor relação habitante por PM. Seriam 1.077 habitantes por policial. Hoje, são 1.361.

O 20º BPM passará a ter uma relação de 1.245 habitantes por policial. Seria o 19º com a melhor proporção. Atualmente, é o 24º, com 1.595 homens por morador.

Ontem, a assessoria do governo estadual confirmou que cem viaturas antigas que seriam sorteadas entre os PMs vão voltar às ruas. Paralelamente, será aberta licitação para comprar novos carros.

O governo do estado vai pedir à presidente Dilma Rousseff a prorrogação da permanência das Forças Armadas no Complexo da Maré. Com isso, o governo pretende que o reforço de 600 policiais em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo seja permanente e não provisório, como temiam comandantes de batalhões, que manifestaram sua preocupação ao EXTRA. Os homens que reforçarão o policiamento dessas cidades estavam planejados para as futuras UPPs da Maré.

A ideia do governo estadual é ter as Forças Armadas na Maré até, pelo menos, a formação da nova turma de policiais no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), prevista para dezembro. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio Guanabara, o pedido feito em 15 de julho à presidente Dilma Rousseff já falava em estender a permanência até 31 de dezembro. No entanto, o governo federal só autorizou até 31 de outubro, e as negociações continuam.

Além do reforço de efetivo, os três batalhões deverão receber viaturas que, atualmente, estão paradas no Cfap, esperando ser sorteadas entre os PMs — a Alerj aprovou uma lei determinando que os carros antigos da polícia vão a sorteio.

O efetivo e a frota entrarão em operação em 19 de setembro. Até ontem, no entanto, não havia chegado aos três batalhões nenhuma instrução sobre os novos homens.
A ocupação das Forças Armadas na Maré custou, entre abril e julho deste ano, R$ 1,55 milhão por dia aos cofres federais. A informação consta da medida provisória 642, assinada pela presidente Dilma Rousseff, autorizando um crédito extraordinário de R$ 186 milhões ao Ministério da Defesa naqueles quatro meses. O valor até o fim de outubro ainda está sendo calculado pela pasta.


Fonte: http://extra.globo.com/casos-de-policia/reforco-de-policiamento-pode-fazer-sao-goncalo-municipios-da-baixada-subirem-no-ranking-de-policial-por-habitantes-13874092.html#ixzz3Coq7QdUS

POLICIAS MILITARES PRENDEM DOIS JOVENS COM SIMULACRO DE PISTOLA NA PRAINHA



Policiais Militares do Batalhão de Choque detiveram na noite de ontem, na Prainha, em Duque de Caxias, dois elementos que teriam ligação com o tráfico de drogas no local

Ao desconfiarem da atitude dos dois elementos os Policiais fizeram a abordagem, encontrando o simulacro de pistola e um radio de comunicação com um dos elementos..Um deles seria menor de idade, A.R, de 16 anos, o outro elemento, DEIVISON LEMOS, de 18 anos, disse que seria olheiro do tráfico de drogas no local.

Os dois foram levados para a 59DP, onde foram autuados

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

MULHER QUE ABANDONOU FILHA RECÉM-NASCIDA EM CAXIAS É PRESA NA BAIXADA FLUMINENSE




Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, prenderam Liliane Moreira, suspeita de abandonar a filha recém-nascida em um saco de lixo na rua. 
A criança foi encontrada em junho passado na rua Quatorze de Julho, no bairro Vila São Luiz, em Caxias. O bebê, que foi internada e chegou a ficar em estado grave, sobreviveu e foi levada para um abrigo. Contra a suspeita havia um mandado de prisão por tentativa de homicídio, expedido pela 4ª Vara Criminal de Duque de Caxias.   
Liliane, que tem outros dois filhos, foi localizada na terça-feira (2) na rua Otávio Ascoli, no Centenário. Ela disse em depoimento que a criança, chamada de Camile Vitória, não havia sido planejada. A suspeita planejava deixar a filha na porta de alguma casa, mas acabou a abandonando na rua.

Postagens populares