A morte de mais um Policial Militar ocorrida na madrugada de hoje na Rodovia Whashington Luis, em Duque de Caxias durante uma tentativa de roubo de caixa eletrônico expôe de forma trágica o que vem passando os moradores desta cidade, que mais uma vez sofre com o absurdo aumento da criminalidade.
Somente esta semana foram dois os Policiais mortos em Duque de Caxias. No último final de semana, o soldado Titus Lucius Bessa de Farias, de 31 anos, foi assassinado a tiros no Parque Duque ao ser identificado por bandidos durante um assalto. Ontem mais um policial teria sido vítima de bandidos na cidade. O cabo da PM Alexandre da Costa Pereira, de 35 anos,foi morto a tiros quando tentava evitar um roubo na Washington Luis.
Segundo números do ISP - Instituto de Segurança Pública somente em janeiro deste ano (2014) o aumento do índice de roubo a transeunte foi de cerca de 130% se comparado ao mesmo período de 2012 e 2013 em Caxias. Foram 677 casos em janeiro deste ano, contra 293 e 419 casos em 2012 e 2013 respectivamente. No índice de roubo de veículos o aumento também foi significativo, na casa de 62%. Em janeiro e 2014 foram 344 casos, contra 213 em 2012 e 250 casos em 2013.
Comparando o índice de roubo em geral na cidade o aumento é simplesmente assustador. Em janeiro de 2012, foram 712 casos de roubos em Duque de Caxias e seguindo a tendência de aumento, em janeiro de 2013 foram 800 ocorrências.. E em janeiro deste ano (2014) confirmando a ineficácia das ações de Segurança Pública na cidade, foram cerca de 1242 casos, com um aumento de cerca de 75% comparando com os últimos anos.
É um verdadeiro descaso o que vem acontecendo na cidade, com vários índices de criminalidade aumentando gradativamente . Não adianta alardear o aumento da sensação de segurança devido a implantação da primeira UPP da Baixada Fluminense, instalada a mais ou menos um mês no Complexo da Mangueirinha de Caxias, se ações inteligentes e eficientes não forem colocadas em prática na cidade.
Com a palavra, as autoridades competentes.. e seus tomadores de decisão na cidade.
Confira os dados no site oficial do ISP:
http://www.isp.rj.gov.br/Conteudo.asp?ident=150