EXPLODE O ÍNDICE DE ROUBO A TRANSEUNTE EM DUQUE DE CAXIAS
Este blog teve acesso mais uma vez aos números que mostram a evolução dos índices de violência no Estado do Rio de Janeiro disponibilizados mês a mês pelo ISP - Instituto de Segurança Pública, e com um olhar crítico analisou uma das ocorrências que mais impacto traz aos moradores do município de de Duque de Caxias, E pasmem, senhores, em Caxias é onde se ocorre o maior índice de roubos a transeuntes em todo o Estado.
Fiz uma rápida comparação (somente com o mês de março) dos anos de 2008 á 2014 e os números assustam com um aumento de cerca de 60% durante este período. Em março de 2008 aconteceram na cidade de Duque de Caxias cerca de 387 casos de roubo a transeunte. Aquele em que o elemento de posse de uma arma de fogo rende a vítima, que indefesa entrega todos os seus pertences, deixando pra trás um rastro de destruição e trauma psicológico a sua vítima e parentes, sem contar as testemunhas do fato. Os anos seguintes foram pequenas altas e baixas dos índices, como pode-se observar no gráfico acima e planilha abaixo.
Os números do ISP ainda não fecharam, tendo sido disponibilizados no site do Instituto somente o mês de janeiro de 2014.. Embora possa haver discrepância com relação aos índices de março deste ano (2014), que apontam para cerca de 618 casos de roubos a pessoas em Caxias e que ainda estão sendo analisados, os números de 2013 (517 casos) por sí só, já demonstraria que há algo de errado com as ações de Segurança Pública
nesta cidade. Confirmando então os 618 casos de roubos a transeuntes nas
ruas de Caxias somente neste último mês de março os tomadores de decisões desta cidade terão muito a explicar para o povo caxiense.
Para o deleite dos senhores deixo mais este índice trabalhado dos roubos de veículos ocorridos em Duque de Caxias, comparando-se o mês de março dos anos de 2008 a 2014 onde se observa a mesma tendência de crescimento dos números na cidade.
Os índices oficiais podem ser consultados no site do ISP: http://www.isp.rj.gov.br/Conteudo.asp?ident=150
Confira as planilhas retiradas do site do ISP com os meses de março dos anos 2008/2009/2010/2011/2012/2013 e 2014, trabalhadas por este editor:
https://skydrive.live.com/redir?page=view&resid=A1CC7685D11F5BF3!110&authkey=!ACI46mpkL9QFNfk