Um grupo de 40 crianças teve uma manhã de educação ambiental na base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueirinha, em Duque de Caxias, nesta sexta-feira, 26 de setembro. Elas assistiram a uma oficina de reciclagem de garrafas pet e fizeram o plantio de 110 mudas de árvores em uma área de preservação devastada no topo do morro.
A iniciativa é voltada para a conscientização ambiental de crianças como as da Escola Municipal Hermínia Caldas da Silva, situada na região atendida pela UPP. O evento também fecha as atividades do Dia da Árvore, comemorado no último domingo.
A primeira muda foi plantada por Gabrielly Alves, 10 anos, Andressa Silva de Morais, 11 anos, e Fabiano Silva de Sousa, 10 anos. "Minha avó sempre me chama para plantar na casa dela, porque minha mãe é boa e a árvore cresce rápido. Então acho que essa vai ficar grandona", brincou Gabrielly.
Essas crianças mantém relacionamento estreito com a UPP Mangueirinha. Elas já passaram pelas aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ministradas pela soldado Tatiana Marques, que também organizou o evento ambiental. "A gente percebe que as crianças mudaram de comportamento com o tempo e isso faz nosso esforço valer a pena. Elas estão no quinto ano e em breve sairão desta escola, mas com certeza levarão lições para toda a vida", disse.
Além do plantio, as crianças fizeram uma oficina de reciclagem na qual montaram um cata-treco com garrafas pet. A professora de artesanato Valeria Cristina explicou que o objetivo não é só ensinar arte, mas estimular a criatividade e a auto-confiança. "Eles veem que podem aproveitar os recursos que têm no ambiente onde vivem". As crianças ainda tiveram a oportunidade de ver e tocar em uma serpente, manejada pelo biólogo Rodrigo Salles.
Comandante da UPP Mangueirinha, o capitão Bruno Leite ressaltou que o trabalho na área da conscientização de crianças ajuda na aproximação com a comunidade. "Trouxemos os alunos de uma escola para terem uma atividade recreativa e educativa ao mesmo tempo. E ainda aproveitamos para arborizar uma área que carece de plantas e sofre com o forte calor", afirmou.