"Saimos com as roupas do corpo.. Me sinto um nada.."
desabafo de um dos PMs expulsos de sua casa
Seis PMs e um policial civil foram expulsos de suas casas no último sábado, dia 27, Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por pelo menos 30 traficantes do Comando Vermelho (CV), que ocuparam a comunidade Parque Cristóvão Colombo, em Parada Angélica, em Caxias. Segundo os Policiais que foram expulsos de suas casas, seus nomes figuravam em uma lista feita pelos bandidos com pessoas marcadas para morrer.
Bairro Parque Cristóvão Colombo
"Saímos só com a roupa do corpo. Desde então dormimos na casa de amigos e parentes. Minha mulher está com a pressão alta e minha filha, desesperada. Como PM, eu me sinto um nada. Estamos de mãos atadas e sem poder fazer nada. Será que o governo vai se mobilizar para ajudar alguns policiais?", indaga um dos expulsos, que nasceu e foi criado no Parque Cristóvão Colombo.
A invasão, que teria sido comandada por traficante conhecido como Zidane, ocorreu porque o bando queria estender a venda de drogas para o local. Os bandidos chegaram por volta das 19h, fortemente armados com fuzis e granadas, anunciando que policiais ou ‘alemães' seriam mortos. Segundo os policiais, até moradores que eram seus amigos foram ameaçados.
A Polícia Militar reforçou o policiamento no local e deu apoio para que os agentes expulsos apanhassem documentos e roupas em suas casas. Os móveis e objetos continuam nas residências. "Minha vida inteira está ali, onde nasci. Não sei o que fazer nem como vai ser daqui para frente", desabafou um dos Policiais expulsos.
Policiais do 15º BPM (Caxias) fizeram operação na comunidade na noite da invasão e houve intenso confronto, mas eles não conseguiram expulsar os traficantes, que se refugiaram na mata que cerca a região.
Localizado no sopé da Serra de Teresópolis, o Bairro de Parque Cristovão Colombo fica localizado no município de Duque de Caxias, no distrito de Imbariê, e ainda preserva uma área considerável de Mata Atlântica, com sua fauna e flora. Conta os moradores que a bairro era uma fazenda de café e quando o ciclo do café acabou foi loteado e vendido. Os primeiros moradores enfrentaram muitas lutas até o lugar ficar como é atualmente. O bairro Parque Cristovão Colombo, é um exemplo de educação, conscientização e Meio Ambiente.