Caxias Notícias Online

quarta-feira, 30 de abril de 2014

NO DIA EM QUE A BAIXADA COMPLETA 160 ANOS DUQUE DE CAXIAS NÃO TEM MOTIVOS DE FESTAS

ÍNDICE DE ROUBOS NA CIDADE TIRA O SONO DOS MORADORES DE DUQUE DE CAXIAS

Hoje, dia da Baixada Fluminense, em que os moradores da região estão em festa, Duque de Caxias, uma das maiores em arrecadação em ICMS do estado do Rio de Janeiro (perdendo somente para a capital) não tem muitos motivos para comemorar em termos de Segurança Pública. Caxias continua sendo uma das cidades mais violentas do Estado, com índices de criminalidades que crescem cada vez mais, inversamente proporcional ao aumento do número de habitantes e da arrecadação do município.

Mesmo vivendo expectativas de uma nova era com a promessa e a já instalação de inúmeras empresas nacionais e multinacionais na região, tudo graças a esteira de projetos, como o Arco Metropolitano, que ligará o Porto de Itaguaí ao Pólo petroquímico do Rio (COMPERJ), em Itaboraí. A cidade de Duque de Caxias, assim como toda a Baixada Fluminense sofre a anos com a falta de investimento na área da Segurança Pública. O alto índice de roubos na região é certamente reflexo da desproporção do número de habitantes (cerca de 855 mil) contra cerca de 620 Policiais Militares, lotados atualmente no 15ºBPM (Batalhão de Polícia Militar responsável pelo patrulhamento ostensivo na cidade).

    
Somente em 2013 o número total de roubos em Duque de Caxias foi de 12.390, segundo dados oficiais do ISP - Instituto de Segurança Pública do Estado. Isso significa que em 2013 uma em cada 70 pessoas foram assaltadas no município, o que é um número alarmante.  Significando ainda que a cada 100 mil habitantes, cerca de 1450 pessoas foram roubadas na região neste período.  Comparando com o mesmo período em 2012, a soma dos casos de roubo na cidade ficaram na casa do 10058 casos, o que significa que o aumento foi de cerca de 23% no número total de roubos na cidade.



Muito embora tendo sido agraciada com a implantação da primeira UPP - Unidade de Polícia Pacificadora na Baixada Fluminense, Duque de Caxias convive hoje com um alto índice de roubos na cidade, intensificados principalmente nos últimos meses.


Não adianta trazer investimentos sem dar o mínimo de segurança aos cidadãos. Os cerca de 600 milhões de investimentos esperados para os próximos anos na cidade com instalação das empresas "Bunge do Brasil" e uma fábrica de equipamentos navais da "Rolls Royce", com a expectativa de criação de cerca de 1,6 empregos na cidade, de nada adiantarão, se a região não receber o mesmo tratamento na área de Segurança.  A necessidade do reaparelhamento do Batalhão de Polícia Militar de Duque de Caxias, esta intrinsecamente ligado a melhoria dos índices de violência na cidade. Mais Policiais, Mais viaturas, melhores instalações e um gerenciamento de qualidade nos serviços prestados. Aí sim,  Duque de Caxias poderá ter reais motivos pra comemorar os seus próximos 160 anos de existência.  

Postagens populares