Caxias Notícias Online

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

VAGABUNDOS ROUBAM VÁRIAS ESCOLAS E DEIXAM ALUNOS SEM AULA EM DUQUE DE CAXIAS



Uma onda de assaltos em escolas de Duque de Caxias tem deixado centenas de alunos sem algumas aulas no município. As Escolas Marie Curie, na Chácara Arcampo, e o Ciep Municipalizado Henrique de Souza Filho (Henfil), no Parque Paulista foram os últimos alvos dos criminosos, que atacam geralmente a noite e de madrugada.  Nos últimos ataques foram furtados computadores, televisores, aparelhos de som, ar-condicionado e até merenda, por mais incrível que pareça.

O último caso aconteceu no dia 1º de outubro no Ciep. Os vagabundos levaram vários equipamentos, deixando cerca de 800 alunos sem acesso às salas de informática e de vídeo. A escola perdeu 11 computadores avaliados em R$ 11 mil, 11 estabilizadores, duas caixas amplificadas, um retroprojetor, um aparelho de DVD, um microondas, três aparelhos de CD, dois de ar-condicionado e um frigobar. O prejuízo foi calculado em aproximadamente R$ 18 mil. O crime teria sido registrado na 62ª DP (Imbariê). 

Mapa dos ataques ás escolas em Duque de Caxias


A unidade já foi vítima dos bandidos outras vezes: o primeiro em dezembro de 2013 e depois em fevereiro, abril, agosto e outubro. O clima de tensão entre os professores de outras unidades também aumentou depois de terça-feira, quando uma professora sofreu um sequestro relâmpago, após sair de escola em Xerém. O caso também foi registrado na 60ª DP (Campos Elíseos). 

Na escola vizinha Marie Curie, na Chácara Arcampo, onde há cerca de 500 alunos, a situação também é desesperadora. Houve dez assaltos em praticamente um ano (de junho de 2013 a setembro de 2014). Segundo professores da unidade, 18 computadores foram roubados. “Já levaram até panelas de pressão, merenda escolar, carnes, além de cafeteiras e uma TV doada por professores. Só não levaram os livros” contou uma educadora que não se identificou por temer ataques no entorno da unidade. 

Uma dona-de-casa de 36 anos afirmou que por muitas vezes deixou de levar a filha de 11 anos à escola devido à insegurança. “Ela ficou sem ir ao curso de informática por falta de computadores”, acrescentou, criticando a insegurança no local. Segundo moradores, os vagabundos estariam agindo na localidade em bicicletas ou a pé mesmo.




Vereadora sugere vigias e instalação de câmeras 

A vereadora Fátima Pereira, a Fatinha, que denunciou a onda de assaltos nas escolas, vai exigir que medidas sejam tomadas pela Secretaria de Educação. “É preciso colocar vigias noturnos e câmeras nas escolas, pois os alunos e professores não podem ser prejudicados. Os computadores precisam ser repostos imediatamente”, cobrou. 

A Secretaria de Educação de Duque de Caxias garantiu que os computadores roubados nas duas escolas estarão instalados em cerca de 15 dias. Quanto ao restante dos equipamentos levados, a prefeitura está preparando a licitação para a aquisição dos produtos. Sobre a contratação de vigia noturno, a secretaria afirma que já contratou estes profissionais para as duas escolas da rede. 
A assessoria da PM disse, em nota, que 15° BPM (Caxias) atua em parceria com a Polícia Civil e realiza constantemente operações na região. Mas, a PM pede que moradores denunciem os crimes ao Disque-Denúncia (2253-1177).

Postagens populares