Caxias Notícias Online

terça-feira, 9 de setembro de 2014

DUQUE DE CAXIAS PODE TER O REFORÇO DE MAIS 600 POLICIAIS MILITARES



Cerca de 600 Policiais Militares recém formados que já seriam remanejados para a UPP da Maré assim que saíssem do Centro de Formação de Praças da PMERJ (CFAP), deverão reforçar o efetivo do 15ºBPM de Duque de Caxias, segundo a Secretaria de Segurança.. 

Isso, se ficarem acertados com o Governo Federal, da permanência de mais alguns meses das Forças Armadas no Complexos de favelas da Maré.  Foi o que divulgou esta semana fontes da Secretaria de Segurança, que já estaria em negociação com Brasília sobre a permanência dos Militares da Maré, ao menos, até dezembro.  

Tendo atualmente 1.482 habitantes por cada Policial Militar, com o reforço dos 600 recém formados, Caxias passaria a ter a proporção de 1.108 moradores por Policial no município.


Confira a matéria completa do jornal Extra sobre o assunto:


Caso dê certo a intenção de prorrogar a ocupação militar na Maré e o reforço de fato seja definitivo, o policiamento nas três cidades tende a melhorar — pelo menos na proporção entre policial e habitantes.
Com 1.108 moradores por PM, o 15º BPM passaria a ser o 17º batalhão com a melhor relação habitante por policial. Atualmente, são 1.482 habitantes por policial.

De 19ª posição, o 7º BPM (São Gonçalo) passará a ser a 16º unidade com a melhor relação habitante por PM. Seriam 1.077 habitantes por policial. Hoje, são 1.361.

O 20º BPM passará a ter uma relação de 1.245 habitantes por policial. Seria o 19º com a melhor proporção. Atualmente, é o 24º, com 1.595 homens por morador.

Ontem, a assessoria do governo estadual confirmou que cem viaturas antigas que seriam sorteadas entre os PMs vão voltar às ruas. Paralelamente, será aberta licitação para comprar novos carros.

O governo do estado vai pedir à presidente Dilma Rousseff a prorrogação da permanência das Forças Armadas no Complexo da Maré. Com isso, o governo pretende que o reforço de 600 policiais em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo seja permanente e não provisório, como temiam comandantes de batalhões, que manifestaram sua preocupação ao EXTRA. Os homens que reforçarão o policiamento dessas cidades estavam planejados para as futuras UPPs da Maré.

A ideia do governo estadual é ter as Forças Armadas na Maré até, pelo menos, a formação da nova turma de policiais no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), prevista para dezembro. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio Guanabara, o pedido feito em 15 de julho à presidente Dilma Rousseff já falava em estender a permanência até 31 de dezembro. No entanto, o governo federal só autorizou até 31 de outubro, e as negociações continuam.

Além do reforço de efetivo, os três batalhões deverão receber viaturas que, atualmente, estão paradas no Cfap, esperando ser sorteadas entre os PMs — a Alerj aprovou uma lei determinando que os carros antigos da polícia vão a sorteio.

O efetivo e a frota entrarão em operação em 19 de setembro. Até ontem, no entanto, não havia chegado aos três batalhões nenhuma instrução sobre os novos homens.
A ocupação das Forças Armadas na Maré custou, entre abril e julho deste ano, R$ 1,55 milhão por dia aos cofres federais. A informação consta da medida provisória 642, assinada pela presidente Dilma Rousseff, autorizando um crédito extraordinário de R$ 186 milhões ao Ministério da Defesa naqueles quatro meses. O valor até o fim de outubro ainda está sendo calculado pela pasta.


Fonte: http://extra.globo.com/casos-de-policia/reforco-de-policiamento-pode-fazer-sao-goncalo-municipios-da-baixada-subirem-no-ranking-de-policial-por-habitantes-13874092.html#ixzz3Coq7QdUS

Postagens populares