Caxias Notícias Online

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CRIANÇAS APRENDEM A PRESERVAR A NATUREZA NA FAVELA DA MANGUEIRINHA EM CAXIAS


Um grupo de 40 crianças teve uma manhã de educação ambiental na base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueirinha, em Duque de Caxias, nesta sexta-feira, 26 de setembro. Elas assistiram a uma oficina de reciclagem de garrafas pet e fizeram o plantio de 110 mudas de árvores em uma área de preservação devastada no topo do morro.

​A iniciativa é voltada para a conscientização ambiental de crianças como as da Escola Municipal Hermínia Caldas da Silva, situada na região atendida pela UPP. O evento também fecha as atividades do Dia da Árvore, comemorado no último domingo.
A primeira muda foi plantada por Gabrielly Alves, 10 anos, Andressa Silva de Morais, 11 anos, e Fabiano Silva de Sousa, 10 anos. "Minha avó sempre me chama para plantar na casa dela, porque minha mãe é boa e a árvore cresce rápido. Então acho que essa vai ficar grandona", brincou Gabrielly.
Essas crianças mantém relacionamento estreito com a UPP Mangueirinha. Elas já passaram pelas aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ministradas pela soldado Tatiana Marques, que também organizou o evento ambiental. "A gente percebe que as crianças mudaram de comportamento com o tempo e isso faz nosso esforço valer a pena. Elas estão no quinto ano e em breve sairão desta escola, mas com certeza levarão lições para toda a vida", disse.

Além do plantio, as crianças fizeram uma oficina de reciclagem na qual montaram um cata-treco com garrafas pet. A professora de artesanato Valeria Cristina explicou que o objetivo não é só ensinar arte, mas estimular a criatividade e a auto-confiança. "Eles veem que podem aproveitar os recursos que têm no ambiente onde vivem". As crianças ainda tiveram a oportunidade de ver e tocar em uma serpente, manejada pelo biólogo Rodrigo Salles.
Comandante da UPP Mangueirinha, o capitão Bruno Leite ressaltou que o trabalho na área da conscientização de crianças ajuda na aproximação com a comunidade. "Trouxemos os alunos de uma escola para terem uma atividade recreativa e educativa ao mesmo tempo. E ainda aproveitamos para arborizar uma área que carece de plantas e sofre com o forte calor", afirmou.

Postagens populares